Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina que se dedica a estudar as mudanças – ou a ausência delas – que atingem as pessoas no decorrer de suas vidas.
Parte desse campo a máxima de que todo ser humano passa por algumas fases ao longo de sua existência, marcadas, principalmente, por períodos de grandes transformações, também chamados de períodos de transição rápida.
No artigo “Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica”, diferentes autores expressaram ideias a respeito de como cada indivíduo evolui.
Um deles foi Angela Maria Brasil Biaggio, para quem:
“A especificidade da Psicologia do Desenvolvimento humano está em estudar as variáveis externas e internas aos indivíduos que levam às mudanças no comportamento em períodos de transição rápida (infância, adolescência e envelhecimento). Teorias contemporâneas do desenvolvimento aceitam que as mudanças são mais marcadas em períodos de transição rápida, mas mudanças ocorrem ao longo de toda a vida do indivíduo, não só nestes períodos. Portanto, é preciso se ampliar o escopo do entendimento do que é o estudo do desenvolvimento humano.”
Nesse contexto, uma das definições mais bem aceitas nos dias de hoje foi pensada pelo biólogo suíço Jean Piajet, uma das maiores referências na área de desenvolvimento humano.
Segundo descreve o livro “Psicologia do Desenvolvimento”:
“O desenvolvimento humano, portanto, é um processo de equilibração progressiva, uma passagem de um estado de menor equilíbrio para um estado de maior equilíbrio. Isto ocorre no âmbito da inteligência, da vida afetiva, das relações sociais, bem como no organismo de um modo geral. Constantemente, temos necessidades ou motivos que nos levam a agir no ambiente em que estamos, a fim de alcançarmos um equilíbrio.”
O Que É A Psicologia Do Desenvolvimento E Da Aprendizagem?
Essa é uma expressão utilizada, às vezes, como equivalente à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento.
Afinal, é comum a ideia de que o desenvolvimento é produto de uma soma de pequenos aprendizados, de experiências que levam o ser humano a avançar.
Contudo, dependendo da perspectiva e da fonte utilizada, pode haver grandes diferenças entre desenvolvimento e aprendizagem.
O próprio Jean Piaget diferencia os dois termos em sua obra “Desenvolvimento e aprendizagem”, publicada em 1972.
Para o autor, o desenvolvimento do conhecimento se refere a um processo espontâneo que conduz ao amadurecimento do corpo, mente e sistema nervoso.
Assim, um bebê só completa esse processo quando chega à idade adulta, atingindo o ápice de seu desenvolvimento.
A aprendizagem, por outro lado, é causada por situações, eventos e experiências externas, incluindo a apresentação de um conteúdo novo por um professor, o contato com uma cultura, até então, desconhecida, ou a realização de um experimento científico.
A conclusão de Piaget é que ambos são opostos, uma vez que o desenvolvimento do conhecimento é espontâneo, enquanto a aprendizagem é provocada.
Comentários
Enviar um comentário