O Racismo é a crença em que uma raça, etnia ou certas características físicas sejam superiores a outras.
O racismo pode se manifestar tanto em nível individual, como em nível institucional, através de políticas como a escravidão, o apartheid, o holocausto, o colonialismo, o imperialismo, dentre outros.
Embora o racismo associe-se ao preconceito contra os negros, ele pode se manifestar contra qualquer raça ou etnia, sejam asiáticos, indígenas, etc.
Convém lembrar que a prática do racismo, no Brasil, é considerado um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.
Como combater o racismo?
O racismo deve ser combatido diariamente, primeiro em atitude individuais e depois, de forma social.
O mais importante é reconhecer que vivemos numa sociedade racista e isto é muito fácil de comprovar respondendo a estas perguntas.
- O Brasil tem quase 50% da população que se declara negra: no Congresso Nacional temos 50% dos parlamentares negros?
- Existem 50% de médicos negros em hospitais?
Assim, seria interessante uma autoavaliação começando pelo nosso vocabulário. Deveríamos tirar da nossa linguagem expressões como "denegrir", "preto de alma branca", "moreninha do cabelo bombril", e tantas outras.
Igualmente, conhecer outras culturas, costumes, pessoas e religiões. Quantas personalidades negras ou indígenas você admira? Ao ter contato com saberes diferentes dos quais estamos acostumados, abrimos nossa cabeça e percebemos que os seres humanos são bem parecidos.
Por fim, lembremos que o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial é comemorado dia 21 de março.
Comentários
Enviar um comentário